A consultoria Gartner realizou pesquisa, divulgada recentemente, em 11 países desenvolvidos e emergentes, incluindo no Brasil e ouviu 6,3 mil pessoas entre 13 e 74 anos de idade, em 11 países desenvolvidos e emergentes. No Brasil ela ouviu 581 pessoas e algumas conclusões foram que:
- 37% dos respondentes disseram ter aumentado o uso de redes sociais, principalmente entre os mais jovens.
- 24% disseram que estão usando as redes sociais menos do que no início, indicando fadiga das redes sociais entre os usuários mais antigos
- Predomínio do uso de Internet Messenger e sites de chat entre os usuários com até 40 anos
- 46% de brasileiros se disseram preocupados com a privacidade ante uma média geral de 33% de usuários
Também o [N]Jovem, site do núcleo jovem da editora Abril, revelou dados sobre redes sociais após investigar como os jovens brasileiros usam as redes sociais. Vamos às suas conclusões:
-O Facebook é mais popular do que o Orkut entre os jovens de 19 a 24 anos, mas entre os jovens de 15 a 18 anos o Orkut ainda é mais forte.
-Música, entretenimento, jogos e revistas foram os temas citados como relevantes em redes sociais pelos entrevistados.
-Os jovens não tem o costume de comprar clicando em publicidade nas redes sociais, mas procuram informações sobre produtos ou serviços antes de consumir. Críticas e elogios nas redes sociais influenciam fortemente em sua decisão de compra.
-85% dizem que não conseguem ficar mais de um mês sem acesso às redes.
Outra pesquisa interessante realizada pela Amcham no dia 29/11/11 ouviu 72 empresários, gestores e executivos de marketing que participaram de evento da área em São Paulo revelou como o empresariado pretende utilizar as redes sociais para divulgação de seus produtos e marcas.
- 65% das empresas afirmam que irão investir em redes sociais no próximo ano
-31% disseram que manterão os aportes no nível deste ano
- 74% das empresas pretendem desenvolver mais em redes sociais o relacionamento com o cliente
- 63% querem usar para reforço de marca
- 53% na promoção e divulgação de produtos ou serviços
- 46% no monitoramento de marca
-18% em e-commerce
- 76% das empresas devem concentrar esforço de marketing no Facebook
-56% do marketing deverão ser feito no Twitter
- 32% de empresas vão investir em marketing no Google+
- 10% de empresas farão marketing no Foursquare
- 8% das entrevistadas vão concentrar esforços em divulgação no Orkut
Também na área do marketing, a consultoria MIB realizou pesquisa comparando o uso das redes sociais nos anos 2010 e 2011. Confira aqui: